Rio de Janeiro (RJ) – Em meio às homenagens ao Dia do Reservista, celebrado no dia 16 de dezembro, rememora-se a honrosa menção ao nascimento do patrono do serviço militar, o poeta Olavo Bilac, para motivar a reflexão, de todos os brasileiros, sobre o papel do reservista perante a nação e todos os valores que ele representa. 

Celebrar o 16 de dezembro representa, além de uma manifestação da nacionalidade, um momento para se fazer um exercício de reflexão, convidando todo brasileiro a exaltar o orgulho e a honra de integrar as Forças Armadas, afirmando com convicção o direito de poder vestir uma farda e bem servir ao Brasil. 

A defesa do serviço militar obrigatório, instituído em outubro de 1916, inseria-se no quadro maior de uma campanha nacionalista em grande escala, centrada no tema do patriotismo e do culto às tradições brasileiras. Essa cruzada de civismo contribuiu com o surgimento da Liga de Defesa Nacional (LDN), uma importante associação cívico-cultural brasileira, que tem a sua atuação ligada à campanha  promovida, entre 1915 e 1916, por Olavo Bilac em prol da implantação do serviço militar obrigatório no Brasil. O objetivo central da secular instituição, de acordo com os estatutos de 1916, era congregar os sentimentos patrióticos dos brasileiros de todas as classes, difundindo a educação cívica, o amor à justiça e o culto do patriotismo. 

Nos anos de 1915 e 1916, Olavo Bilac, autor do Hino à Bandeira, empreendeu uma cruzada cívica, percorrendo o território nacional, incentivando a população e estimulando os brasileiros para a adoção do serviço militar obrigatório, inferindo que o sistema da conscrição militar era o mais adequado para o país. 

Em consonância com o Dia do Reservista, anualmente, no período de 9 a 16 de dezembro, e sob a autoridade convocatória do Comandante do Exército, é realizado, em todo o Exército, o Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR), que visa reunir os reservistas que deixaram o serviço ativo nos últimos cinco anos, que retornam à caserna e reafirmam os laços afetivos com a Força Terrestre. É a atividade que, além de comemorar o aniversário de Olavo Bilac, ratifica a convocação, avalia a mobilização, atualiza informações, cultiva o espírito cívico e consolida a camaradagem entre o pessoal da ativa e da reserva. 

Ao longo dos anos, o serviço militar obrigatório atua diretamente para o progresso do país, por intermédio da tributação da sociedade brasileira com seus jovens, independentemente de classe, cor ou crença religiosa. Com isso, o Exército Brasileiro se faz presente em todos os cenários da vida nacional, instruindo a juventude brasileira sobre civismo e patriotismo, virtudes inestimáveis e imprescindíveis à nossa sociedade.

Encontro dos Presidentes Regionais da Liga de Defesa Nacional (LDN) reforça o culto às tradições brasileiras

Entre os dias 21 e 26 de novembro, foi realizado na capital fluminense, o encontro dos Presidentes Regionais da Liga de Defesa Nacional (LDN), com a presença de representantes de diretorias de diversos estados de todo o País.

A atividade foi coordenada pelo Presidente da LDN-RJ, Tenente Veterano Sérgio Pinto Monteiro, e contou, como marco inicial, com a inauguração da nova sede da Diretoria Rio de Janeiro, localizada no bairro da Glória, com a presença do Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luiz Novaes Miranda, e do Chefe das Relações Institucionais do CML, General de Brigada Veterano Ernesto de Lima Gil. Dentro da programação prevista, os representantes visitaram a Fortaleza de São João e o Museu Militar do Desporto, localizados no Centro de Capacitação Física do Exército, na Urca, e, em seguida, estiveram no Comando Militar do Leste, ocasião na qual conheceram as dependências do Palácio Duque de Caxias, visitando a galeria dos antigos Comandantes Militares do Leste, além do Salão Nobre e da Sala Dom João VI, históricos ambientes que contemplam o Espaço Histórico-Cultural CML.

O tradicional encontro representou uma ação conjunta entre as Instituições, além de reforçar a importância dos sentimentos patrióticos, contribuindo para a manutenção e o fortalecimento dos laços de camaradagem existentes entre o Exército Brasileiro e a LDN. 

A LDN – Diretoria Estadual do Rio de Janeiro é o braço fluminense da LDN, tendo sido constituída em 1982 por desmembramento da entidade nacional, transferida para Brasília.

Atualmente, entre as principais atividades da LDN/RJ, destacam-se a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, a realização de Webinários sobre Educação, Defesa e Desenvolvimento nacionais, bem como a participação em cerimônias comemorativas das nossas principais datas cívicas, com ênfase no 7 de Setembro e no Dia da Bandeira.

Periodicamente, a LDN/RJ realiza a entrega da Comenda da Ordem do Mérito Cívico a personalidades que tenham se destacado em ações previstas nos seus objetivos estatutários.