Inicia-se, hoje, a tradicional Semana da Pátria. Daqui a alguns dias, comemoraremos o 7 de setembro – Dia da Independência de nosso imortal e amado Brasil.

Por: Cel. Sérgio Aboud. Vice-presidente Executivo da Liga da Defesa Nacional.

A Liga da Defesa Nacional, como vem ocorrendo desde 1938, é quem abre as Solenidades dessa Semana Cívica, com a realização da Cerimônia do Fogo Simbólico da Pátria (já na sua 84ª edição), ocasião em que transmite, a todos os brasileiros, uma breve Mensagem cívicopatriótica. Também é de nossa Entidade, o privilégio de realizar, em Brasília, a abertura do desfile cívico-militar do Dia 7 de setembro, quando o Fogo Simbólico da Pátria, à frente de todos os desfilantes, é conduzido por um atleta campeão olímpico, representando a galhardia e o orgulho do povo brasileiro.

A Liga da Defesa Nacional, fundada em 7 de setembro de 1916, por Olavo Bilac – seu Patrono – é constituída por uma Diretoria Nacional e por Diretorias Regionais espalhadas por todo o Brasil e tem, como finalidade única, a difusão de valores cívicos, morais e patrióticos, sem qualquer envolvimento com atividades políticas, credos religiosos ou filosóficos. Ao longo de sua gloriosa História, engajou-se em memoráveis campanhas em prol da brasilidade e da Soberania Nacional!

Hoje, quatro magnas preocupações a afligem: a educação nacional; a corrupção que, desafortunadamente, grassa em nosso País; a ocupação, defesa e guarda da rica e tão cobiçada Amazônia e a infeliz carência do sentimento de patriotismo que se observa na sociedade brasileira.

No entendimento desta Entidade, a Educação é um problema prioritário nacional. É de vital importância que as atenções de todos se voltem para o ensino em seus diversos níveis, valorizando-se, em especial, as crianças e os abnegados professores.

Também nos preocupa o trato da coisa pública, da ética e dos bons costumes, quando, nos dias de hoje, muitos só consideram os seus direitos, esquecendo-se dos seus deveres, e apenas querem levar vantagem em tudo, principalmente por meio da corrupção desenfreada.

Outra legítima preocupação é com a Amazônia brasileira, um patrimônio inalienável de nosso povo, que deve ser por nós preservada e defendida da ambição internacional.

Ainda nos inquieta, profunda e dolorosamente, a falta de um lídimo sentimento de amor à Pátria, o qual vem, nos dias recentes, se alastrando pela população do Brasil. Na atual e gravíssima conjuntura nacional, relembremos de dois grandes exemplos: o primeiro, bíblico, ressalta o vulto excepcional de São Paulo Apóstolo. Ele foi decapitado por não renegar a fé cristã, afirmando, com altivez, antes de morrer: “Combati o bom combate, encerrei a carreira e guardei a fé”! O segundo provém do Patrono do Exército Brasileiro, o Duque de Caxias, que em sua impoluta trajetória militar, nunca trepidou em arriscar a própria vida, em particular quando da conquista da ponte de Itororó, em 1868, ao bradar, corajosamente, sabre em punho e montando o cavalo Douradilho: “Sigam-me os que forem brasileiros!” Esses dois personagens da História, em suas edificantes existências, em nenhum momento renunciaram aos seus princípios e valores!!! E nunca, jamais, em tempo algum, traíram as suas benditas crenças e seus seguidores!!!

Urge, pois, que cada cidadão brasileiro faça a sua parte e cumpra o seu dever, custe o que custar!!

Nós todos, brasileiros de diversas origens, profissões e credos religiosos, brancos, índios, negros, amarelos e mestiços, estamos construindo este fabuloso País. São passados 523 anos de existência do Brasil, dos quais 201 de sua Independência. Temos, sem dúvida, seríssimos problemas a resolver, mas nada que a têmpera verde e amarela não possa solucionar …

Que esta nossa singela Mensagem seja de esperança e de fé nos destinos do Brasil e nos brasileiros – que não desistem nunca -, na certeza de que podemos superar todos os obstáculos!

Acreditamos, sim, no Homem Brasileiro e no idolatrado Brasil, “País tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza”, que não merece a canga de um destino mesquinho para o seu tamanho!

E que sempre nos sirvam de motivação, os inesquecíveis versos do Fundador e Patrono da Liga da Defesa Nacional, o insigne poeta e patriota Olavo Bilac:

“Ama, com fé e orgulho, a terra em que nasceste! Criança!

Não verás nenhum País como este!” Brasília-DF, 1° de setembro de 2023.

– EDUCAÇÃO e MORALIDADE PÚBLICA: PROBLEMAS PRIORITÁRIOS NACIONAIS!

– AMAZÔNIA – PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO!

– PATRIOTISMO: AMOR INCONDICIONAL À PÁTRIA; QUALIDADE DE PATRIOTA!

“AMAZÔNIA: OCUPAÇÃO, DEFESA e GUARDA