A solenidade de memória dos 80 anos da chegada da Força Expedicionária Brasileira – FEB na Itália, realizada na sede da associação no Rio de janeiro, contou com a presença de distintos integrantes da Liga da Defesa Nacional.

A solenidade lotou o auditório da ANVFEB, com a presença de familiares de ex-combatentes, personalidades e autoridades como o Comandante do Comando Militar do Leste, General de Exército Kleber Nunes de Vasconcellos.

Na programação, uma palestra do Coronel Carlos Mário sobre as situações que culminaram com o desembarque dos Pracinhas da FEB na Itália, emocionou a todos. Na solenidade também foi agraciado com a medalha Mascarenhas de Moraes, o Historiador Aeronáutico  e membro da LDN, Alberto Gomes Filho.

Também prestigiaram a solenidade o Vice-Presidente da LDN, Fernando Simões, o Vice-Presidente Executivo Luiz Torga, Dr. Paulo Roberto, Dr. Marcelo Cappareli, Dra. Marta Melchior e Cel Bottino, além de representantes das forças Armadas, Polícia Militar e Guarda Municipal.

Na ocasião, o Mestre de Cerimônias Israel Blajberg também destacou, de modo muito distinto, a colaboração do Presidente da LDN, Sérgio Pinto Monteiro, em prol da ANVFEB.

Encerrando a cerimônia, o General de Exército Vasconcellos foi convidado a fazer uso da palavra, quando destacou o papel da FEB na Itália e o trabalho da ANVFEB na preservação da memória de evento histórico de tamanho significado para o Brasil.